Projetos e plataformas dedicadas a pesquisar e salvaguardar memórias transviadas – LGBTIA+, queer, cuir, feministas – no Brasil e para além, que disponibilizam seus acervos (ou parte deles) digitalmente para acesso em rede.
Divulgação das memórias e histórias dos ativismos, resistência, sociabilidades e manifestações culturais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
Compa é um arquivo digital colaborativo totalmente dedicado às lutas das mulheres.
Histórico do nascimento do movimento político social da população trans no Brasil
Iniciado em 2010, Acervo Bajubá é um projeto de constituição de acervo voltado para preservação, salvaguarda e instigação historiográfica da arte, memória e cultura LGBT brasileiras.
Terreiro Cultural LGBT+ em Brasília, capital do país. Território de invocação de memória, de profusão de cultura e de transformação por meio da arte.
O projeto Queer brasil tem por objetivo o mapeamento da performance artística queers no cenário brasileiro.
Archivo documental digitalizado del activismo lésbico, conformado por producciones gráficas y teóricas, registros fotográficos y sonoros, encuentros reflexivos y acciones callejeras de grupos y activistas lesbianas de diferentes momentos históricos, múltiples posiciones políticas, y diversas geografías de Argentina. Está en permanente construcción, recibiendo nuevos aportes y colaboraciones.
O Lesbian Herstory Archives existe para reunir, preservar e fornecer acesso a registros de vidas e atividades lésbicas. Fazer isso também serve para descobrir e documentar nossas histórias anteriormente negada a nós pelos historiadores patriarcais no interesse da cultura a que serviram.
Fundada em 1985, a GLBT Historical Society conta com uma seção de coleções disponíveis digitalmente.
Objetiva aumentar a acessibilidade da história trans através de uma rede de materiais digitalizados e informação sobre outros arquivos ao redor do mundo.
Espacio fundado por María Belen Correa, para la protección, construcción y reinvindicacion de la Memoria Trans.
O Arquivos de Testemunhos Orais Lésbicos coleciona e torna disponíveis histórias orais.
Resultados das investigações da Comissão da Verdade sobre a ditadura militar no Brasil e as populações transviadas
A revista Memória LGBTIQ+ é um periódico anual publicado pela Editora Memória LGBT que objetiva mapear, salvaguardar e comunicar o patrimônio cultural, museus, exposições e iniciativas em memória e museologia social da comunidade LGBTIQ+.
Um Outro Olhar é um site sobre o universo LGBT, com destaque para a temática lesbiana. Sua história remonta às primeiras organizações lésbicas brasileiras, como o Gupo de Ação Lésbica-Feminista (GALF) e a Rede de Informação Um Outro Olhar (RIUOO)
Contra-archivo heterotópico
A Biblioteca das Mulheres de Glasgow no Reino Unido conta com um dos maiores arquivos de memórias lésbicas do Reino Unido.